top of page
  • Foto do escritorTeacher Sil Jurado

Preciso aprender inglês. E agora?

Atualizado: 23 de abr. de 2020



Preciso aprender inglês? E agora?
Preciso aprender inglês? E agora?

Todo mundo se pega pensando que precisa aprender um segundo idioma um dia na vida. Em 88% das vezes esse segundo idioma é o inglês. E normalmente isso acontece quando: seu chefe chega para você e diz que há uma promoção esperando por você, mas falar inglês é um requisito fundamental! Ou você decide fazer a viagem dos sonhos para um país onde se fala inglês, mas nunca estudou ou nunca imaginou que fosse precisar dele. Ou ainda, você precisará participar daquele congresso importantíssimo em sua área em um país de língua inglesa, pois o desenvolvimento de seus negócios depende desse novo conhecimento que terá que ser assimilado.

E a ficha que você não domina o idioma quase sempre cai pouquíssimo tempo antes de sua vida dar essa reviravolta inesperada, seja para uma promoção fantástica, seja quando você já está com a passagem na mão para sua tão sonhada viagem, seja com sua participação no concorrido congresso internacional confirmada!

Então, qual é a solução para esse quebra-cabeças linguístico? Vejamos as opções:

1º Fazer um inventário de todos os livros de inglês em casa que foram usados nos 247 cursos que você começou, mas acabou desistindo.

2º Falar com aquele seu amigo que já fez 368 cursos de inglês e que, com certeza, deve ter algum livro de viagens ou alguma sugestão de um curso relâmpago.

3º Dar um google e procurar um professor de inglês para quem você contará sua dramática situação, dizendo que é um caso de vida ou morte e você, dessa vez, PRECISA aprender inglês! Ah, mas que tem somente 2 semanas para isso!

De todas as opções, você, que se considera sensato e inteligente, resolve pela opção de número 3, e vai dormir tranquilo, pois sabe que agora seus problemas estão resolvidos, pois você mergulhará em um curso de imersão, com professor particular, e terá dedicação total aos estudos, porque, afinal de contas, agora sim você tem um objetivo!

Será que é assim tão simples?

Infelizmente a cultura Brasileira não conta com um processo de alfabetização de segunda língua em seus currículos escolares, e, a não ser que você tenha nascido em berço de ouro e seus pais foram capazes de lhe matricular em uma escola particular bilíngue ou americana, você terá que optar por "aprender" esse segundo idioma em algum momento de sua vida, quando a necessidade aparecer, ou se você for prudente, puder "antecipar" essa necessidade e estar pronto para o momento quando ele chegar.

Sinto lhe dizer algo que você já deve saber, mas que insiste em esquecer ou postegar: não há milagres em relação ao aprendizado de um segundo idioma. Ele é lento, demorado e requer dedicação, disciplina e tempo!

Quando um aluno me diz que está desesperado pois necessita aprender inglês em 1 mês e meio, eu o pergunto: você já fez as contas de quanto tempo levou para aprender a sua língua materna? E não estou falando apenas de quando seus pais o matricularam na escola não. Estou falando de desde quando você começou a balbuciar as primeiras palavras até terminar o último ano do ensino fundamental. Todo esse tempo você estava sendo preparado para dominar o seu idioma materno, para estar apto a falar, entender, ler e escrever!

Imagine o que acontece quando você se propõe a aprender um segundo idioma, sendo um adulto e já tendo vícios e contaminações de sua própria língua que naturalmente irão interferir na aquisição de um segundo idioma.

É, meu amigo leitor, ou você pega esse touro pelo chifre de uma vez por todas ou esqueça qualquer oportunidade que envolva interações com a língua inglesa. Mas nos dias de hoje, com a globalização quebrando fronteiras da comunicação e a troca de informações no mundo todo em uma velocidade fantástica, será que se isolar e perder chances de negócios, lazer, notícias, é uma boa ideia?

Bem, esse monstro chamado INGLÊS não é tão feio quanto parece. Tudo é uma questão de FOCO e DETERMINAÇÃO. Mas!!! Sim, mas, somente o TEMPO empenhado com foco e determinação lhe trarão resultados. Não há como dominar um segundo idioma quando não se sabe nada em menos de 2 anos. Dois anos?? Sim, eu diria que esse é o mínimo necessário para você dizer que já entende expressões simples e também consegue se expressar em situações do cotidiano. Depois disso é burilar o conhecimento, aumentando vocabulário, consolidando estruturas gramaticais, sem desprezar melhorar sua pronúncia. Isso é simples? Longe de ser, mas se você começar HOJE, verá que amanhã já deu o primeiro passo e que existem infinitas formas de você conseguir seu objetivo de ser fluente em inglês.

E tem uma última coisinha que preciso lhe falar: o começo de tudo é sempre mais díficil, e assim também é quando você começar a estudar inglês se for um iniciante por completo. Porém, passado esse primeiro sufoco onde até sua língua vai doer (??) por você estar emitindo sons que nunca tentou antes, verá que a cada dia o monstro diminuirá de tamanho e você começará a leva-lo para passear como faz com o seu pet tão querido. E aí? Pronto para iniciar essa aventura?

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page