• Teacher Sil Jurado

Como posso melhorar minha pronúncia no inglês?

Atualizado: 6 de Ago de 2019

Um dos grandes desafios na aquisição de um segundo idioma é ter uma pronúncia "bonita". Mas o que é ter uma pronúncia bonita? Bem, temos aqui várias vertentes. Ter uma pronúncia bacana quer dizer que você não só pronuncia as palavras de forma correta, como também emprega ritmo e entonação adequados quando está se comunicando em inglês. As pessoas confundem um pouco fluência com pronúncia. Ter fluência é você comunicar-se utilizando um vocabulário razoável e uma estrutura gramatical adequada, e também entender o que é dito a você. Você pode ter uma ótima fluência, porém ter uma pronúncia sofrível.

Outro ponto a ser considerado é o sotaque. Todos falantes de um outro idioma, que não o inglês, terão um sotaque que nada mais é do que a interferência dos sons de sua língua materna. Isto quer dizer que nós brasileiros ao falarmos inglês temos o sotaque de falantes da língua portuguesa. Assim como os franceses, os italianos, os japoneses, entre outros, ao falar inglês, têm o sotaque de sua língua. Isso é natural, mas há maneiras de se reduzir essa interferência da língua materna ao falar uma língua estrangeira. E isso requer atenção e dedicação. Uma das formas mais simples é você tentar ao máximo "imitar" o que um nativo fala. Imitar a forma como ele fala: o ritmo, a entonação, o acento tônico e conexão das palavras.

É claro que hoje em dia, com os avanços tecnológicos, ao lançar mão de um dicionário online, você terá à disposição um ícone de áudio para ser clicado, onde poderá ouvir a pronúncia do verbete em questão, muitas vezes no inglês americano e britânico.

Mas se você se interessa em aprofundar-se um pouco mais, em dedicar-se em ter uma pronúncia muito próxima dos nativos da língua inglesa, leia as dicas a seguir.

1 - Rachel's English é um dos sites de referência quando o assunto é o estudo e prática da pronúncia do inglês. Ele é repleto de vídeos que ensinam os sons do inglês americano e as principais características do inglês falado, como: ritmo, entonação, conexão de palavras e acento tônico.


2 - Se você somente quiser praticar a pronúncia de uma determinada palavra ou frase, você pode recorrer ao Play Phrase. Ao digitar uma palavra ou frase você verá uma sequência de filmes com a palavra/frase que você digitou, sendo pronunciadas das mais diversas maneiras. O Play Phrase também pode ser baixado em sua loja de aplicativos.



3 - Você pode ainda usar o YouGlish, que funciona de forma semelhante ao Play Phrase, só que dessa vez você pode escolher entre os sotaques americano, britânico, australiano ou todos. Há também o recurso de ouvir em uma velocidade normal, mais devagar ou mais acelerada. Os filmes não estão em sequência. Para ouvir a mesma frase ou palavra escolhida em outro filme, você terá que clicar no botão "next".




Então é isso. E não se esqueça que para dominar um idioma estrangeiro não basta ser fluente. É importante também que sua pronúncia seja bem próxima a de um nativo. Quem sabe as dicas acima não te ajudam a chegar a esse objetivo?


Me conte nos comentários se deu certo para você!

18 visualizações